segunda-feira, 20 de junho de 2011

Anel Adaptador para a Sony HX100V feito em casa com uma luva de PVC de 50mm

Por aqui dizemos que a necessidade é a mãe da invenção e como eu não teria aonde comprar um anel adaptador para por exemplo colocar um filtro UV para proteger a sua lente ou acoplar uma lente Macro na frente da minha lente, resolvi fazer um, da forma mais simples possível com as ferramentas que eu tinha em casa, sem a necessidade de profissional para tornear uma peça.


Fiz tudo isso sem nenhuma gota de cola, cuidado com isso, principalmente com colas instantâneas, tipo Super Bonder, uma gota que escorre para dentro da câmera ou na lente e ela pode ficar danificada para sempre.
Peguei um adaptador de tubo ou cano de PVC que aqui chamamos de luva que une dois tubos com o mesmo diâmetro, no meu caso um tubo 50mm, ou seja, ele entra por fora de um tubo de 50mm ou 5cm.
Passo a Passo da Fabricação :



Prendi uma furadeira em uma bancada coloquei um tubo de 50mm preso a ela e a luva presa ao cano.


Você pode usar uma retífica ou usar lixas grossas e finas para ir desgastando a luva até chegar na medida certa.




Eu fui chegando as medidas certas por tentativa e erro, medindo a lente, desgastando a luva e medindo novamente ate chegar a medida certa.
Observe que temos uma medida por dentro da luva e uma medida por fora.
A medida por dentro tem que encaixar na lente e a medida por fora não pode ser maior que o diâmetro que é reservado para a lente entrar para dentro quando a camera é desligada.



Nesta imagem já temos a luva encaixada na lente com a camera ligada e quando ela é desligada e a lente recolhe, parte da luva que esta presa a lente entra para dentro.



Veja o teste da resistência que a luva encaixa na lente, mesmo colocando alguns poucos milímetros ao redor da lente. http://www.youtube.com/watch?v=s5aF005oldc

Zoom Maximo com a luva na lente, veja que não é necessário encaixar toda a luva na lente apenas alguns milímetros e já é suficiente para segurar firme. Tudo depende do diâmetro interno da luva, você tem que ir desgastando aos poucos ate encaixar bem firme.



Aqui a imagem frontal da luva na lente vista de lado.



Imagem vista de cima e através da lente.



Chegou a hora de transformar a luva em anel. Cortando apenas a parte que interessa. O anel da esquerda.



Eu usei um anel de alumínio de 52mm-58mm onde a parte menor é encaixada no nosso anel de PVC.
Temos que desgastar a parte de dentro do anel de alumínio para encaixar no nosso anel de PVC. Eu usei no início a retífica e depois uma lixa na furadeira.



Colei uma lixa na furadeira com durex e fui desgastando o anel até chegar a medida certa para encaixar bem firme.



Tome cuidado, o alumínio pode esquentar bem rápido, o melhor seria usar uma luva térmica para segurar o anel.



Medi a medida de fora do nosso anel com a medida de dentro do anel de alumínio.
Esse encaixe tem que ser bem justo também, va desgastando aos poucos o anel de PVC e o de alumínio até encaixar bem firme.



Tome cuidado para não desgastar demais o anel e ele se romper. Como não temos uma ferramenta de precisão ele não desgasta por igual se for girado por uma furadeira, pode acontecer o que aconteceu na imagem de cima onde não desgastou por igual e ficou muito fino um lado, mas não houve problema pois vamos precisar apenas de um pedaço do anel, podendo descartar a parte com defeito.

Esta na hora de juntar tudo. Encaixe o anel de alumínio no anel de PVC e ele na lente.


Teste para ver se esta tudo firme e bem encaixado e se ao desligar a câmera ela recolhe a lente e desliga.

Pode acontecer de a câmera recolher a lente e continuar ligada, isso acontece porque o anel de PVC na parte que entra dentro da maquina não ficou na espessura certa ou foi colocado muito para dentro da lente. Neste caso, puxe um pouco para fora o anel ou desgaste mais o diâmetro de fora dele para que entre mais facilmente quando a lente recolhe.

No meu caso 3 a 5 mm foram suficientes para prender bem firme na lente.



Eu decidi usar um anel de 55mm – 58mm para poder usar um filtro UV de 58mm e este anel é rosqueado no de 52mm – 55mm, mas essa foi a minha escolha.
Na imagem abaixo o anel de PVC encaixado no anel de 52-55, este no de 55-58 e um filtro UV na rosca de 58mm e uma tampa 58mm, a tampa original não serve mais, neste caso, vai ter que comprar outra de 58mm.



Veja o vídeo de teste
http://www.youtube.com/watch?v=9bKgmwyBLq4

Neste ponto tudo já esta funcionando 100%, porém como o PVC está muito fino, parte da luz entra por ele, você pode pintá-lo com uma canetinha preta (tinta que pegue no PVC) resolvendo boa parte do problema.

Sugiro contratar um profissional que possa fazer esse anel por exemplo em alumínio ou cobre resolvendo esse problema de entrada da luz pelo anel translúcido, fazendo um anel com precisão para encaixar na lente e no anel de alumínio.
Mas se você for como eu, tome coragem e faça você mesmo um anel na sua casa. No meu caso foi mais para poder usar uma lente macro e tirar fotos desse pequeno universo Macro.

9 comentários:

  1. Olá, adquiri essa máquina nesta semana e estou amando. Muita coisa para ler e aprender, já que sou uma fotógrafa amadora e amante da fotografia! Alguma dica?? Abraços. isabelle

    ResponderExcluir
  2. Ola Isabelle.
    Bem vianda ao clube Hx100V.
    Gosto muito do forum http://forums.dpreview.com/forums/forum.asp?forum=1009
    Aprendi muito sobre ela la.

    Da uma olhada no link que coloquei no youtube sobre o curso de
    fotografia, muito bom, vai aprender bastante.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Ola, li no mercadolivre onde vende esses aneis e diz que apesar de encaixar eles sao apenas para colocar filtros e nao teleconversores porque a maquina nao suporta o peso, isto é verdade?, caso sim, pode ser resolvido prendendo o adaptador em outra parte da camera ???

    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Ola.
    Acredito que suporta sim bastante peso, é so ir desgastando para ele ficar bem apertado, eu uso uma lente macro presa em outro anel e ela fica bem firme, poderia ate colocar mais peso que não teria problema...

    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por responder, mas me refiro a "forçar o motor" que da o zoom da camera.

    ResponderExcluir
  6. Haaaaaaa, sim, realmente o motor pode forcar um pouco, eu uso uma lente macro que é bem pesada, existem ate outras lentes mais pesadas que podem ser colocadas nela, porem o motor vai forcar um pouco, mas nada que possa estragar, pode tirar toda a lente para fora e depois colocar o objeto mais pesado sem forçar o motor.
    Espero ter ajudado.
    Abraços,
    Jota

    ResponderExcluir
  7. Muito Bom. Vou tentar fazer o mesmo para minha fujifilm s2800.

    ResponderExcluir
  8. olá tenho hx100v e me parece que tem como filmar e tirar foto ao mesmo tempo. não consigo vc tem alguma dica

    ResponderExcluir